Do glamour e show business para montanha…

Publicado por Yan Boechat , de Itamonte (MG) em 2012.
Aos 74 anos, Bill Morgan, o dono de uma das principais boutiques de roupas de couro de São Francisco na década de 60, se refugia nas montanhas mineiras e agora quer voltar a criar as peças clássicas que vestiram os principais artistas hippies americanos.

Uma pequena casa de três cômodos, com uma varandinha simples e um quintal tomado pelo capim que serve de pasto para um cavalo guarda uma parte curiosa da história da revolução cultural que varreu os Estados Unidos no final da década de 60 e transformou a música e os costumes do ocidente. É ali, às margens da BR-354, a rodovia que liga a cidade mineira de Itamonte à estradinha que leva ao Parque Nacional de Itatiaia, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, que o homem responsável por desenhar e fabricar as roupas de couro que foram a marca registrada de artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin ou Elvis Presley tem passado seus dias nos últimos meses. Na companhia de quatro pequenas mesas de madeira, um beliche, um fogão a gás de quatro bocas e uma geladeira velha, Bill Morgan, um americano de 74 anos que se auto intitula o “estilista das estrelas”, está tentando fazer renascer o negócio que o colocou no epicentro da contracultura americana nos anos 60 e 70.

Bo Derek vestindo o bikini de couro feito por Bill Morgan

O biquíni de couro usado pela Bo Derek foi criado pelo estilista Bill Morgan.
O guitarrista Carlos Santana usou um macacão preto de couro de cobra. Tina Turner, um mini-vestido de camurça. Jimi Hendrix, uma jaqueta de franjas. Elvis Presley encomendou oito macacões de couro branco.
Bill Morgan, dono da North Beach Leathers, chegou a faturar US$ 25 milhões/ano. Forneceu roupas de couro para Jacqueline Onassis, Cindy Crawford e Charlize Theron.
Morgan fechou suas quinze lojas espalhadas pelo mundo e veio para Itamonte.

Foto: Yan Boechat
Bill Morgan (esquerda) e Forest Sprague se conheceram em algum show em São Franciso, nos anos 60, e se reencontraram às vésperas do Carnaval deste ano na pequena cidade de Fama (MG)

Leia mais…

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *